3 Dicas para aumentar a auto-estima de sua equipe!

O alto engajamento dos colaboradores é o sonho de qualquer líder ou gerente de recursos humanos.

Apesar dessa vontade, alcançar um bom envolvimento dos funcionários com o local onde trabalham não é uma tarefa fácil e requer trabalho duro por parte dos supervisores.

Aqui no blog da Points, já mostramos em diferentes textos como é possível aumentar o engajamento da equipe de um negócio. Neste nosso novo artigo, vamos seguir no assunto através de uma nova abordagem: como aumentar a auto estima de sua equipe.

Mostraremos como o bem-estar de um time pode influenciar em seu desempenho, quais os benefícios que isso traz para o negócio e como você pode aprimorar o envolvimento de seus colaboradores.

Moral alta – benefícios

Um bom ambiente de trabalho, onde os funcionários estão felizes e satisfeitos com sua posição na organização traz benefícios para todos os envolvidos.

Entre as consequências positivas, podemos mencionar:

  • Maior engajamento; produtividade e criatividade da equipe aumentadas.
  • Menor taxa de turnover (saída de funcionários da organização), uma vez que estão contentes com o negócio.
  • Maior atenção aos detalhes de cada trabalho realizado e menos erros no dia a dia.

Como aumentar a moral da equipe

Treinos de capacitação e oportunidades de carreira

A primeira maneira de se aumentar a moral dos colaboradores é deixar bem claro qual o caminho que eles podem traçar dentro da empresa. Um bom plano de carreira pode motivar os funcionários a se superarem no dia a dia, buscando objetivos profissionais.

Além disso, investir em treinamentos de capacitação que aprimorem as habilidades de cada funcionário também ajuda a melhorar o bem-estar na organização. Com isso, novas oportunidades de trabalho surgem para seus colaboradores e eles se sentem valorizados.

Reconhecimento de colaboradores

O respeito entre pares – e principalmente entre superiores e seus subordinados – é fundamental para um bom ambiente de trabalho. Um simples bom dia pelos corredores pode aumentar a moral da equipe e elevar sua identificação com a organização.

Além disso, o reconhecimento dos destaques também é muito importante. Bons funcionários, que cumprem suas metas e geram bons resultados para o negócio precisam ser reconhecidos, tanto privadamente quanto publicamente. Isso ajuda a manter a moral elevada.

Acompanhar regularmente o bem-estar da equipe

A tarefa de se elevar a moral do time é algo que precisa ser regularmente trabalhada. Muitos diretores se enganam ao pensar que uma ou outra atividade pontual irá melhorar todo o ambiente de trabalho, mas não é bem assim.

O acompanhamento do humor e expectativas dos colaboradores precisa ser feito semanalmente, para que a área de recursos humanos possa saber exatamente o que está acontecendo com seus funcionários e evitar a queda de produção.

E como aplicar isso tudo na prática?

Nossa última dica para você aumentar dos seus colaboradores e contar com todos os benefícios que isso traz para sua organização é a nossa plataforma de reconhecimento de pares.

O reconhecimento de pares é a troca de elogios entre os próprios colaboradores, que valorizam em público o bom trabalho de seus colegas. Através de constantes elogios, sua organização poderá trabalhar todos os 3 outros pontos que citamos aqui neste artigo.

Para mais informações sobre engajamento e melhor produtividade de equipe, confira outros textos em nosso blog ou agende uma consultoria gratuita com a Points!