A importância do reconhecimento de executivos

Aqui no blog da Points Rocket, você pode encontrar diversos textos que já fizemos sobre os benefícios relacionados aos programas de reconhecimento organizacionais.

Sempre batemos na tecla da importância do feedback para o bem-estar do negócio, mas muitas vezes os gestores de recursos humanos acabam esquecendo de um pessoal importante da empresa: os líderes.

 

A importância do feedback para a moral dos executivos

Líderes executivos também são humanos! Eles possuem suas fraquezas, incertezas, têm medo, cometem erros e precisam de ajuda de vez em quando. Dessa forma, gerir um programa de reconhecimento para essa categoria é extremamente necessário, pois alimenta algumas necessidades ligadas à autoestima.

Entre alguns dos benefícios relacionados ao feedback para gestores, nós podemos mencionar uma redução no estresse da rotina, aumento na colaboração e motivação pessoal.

Além das necessidades humanas, existem também as profissionais. A prática de retorno em tempo real ajuda a aumentar a capacidade de trabalho, uma vez que auxilia cada executivo a trilhar o caminho certo na organização.

De início pode ser difícil saber ouvir críticas, mas é importante considerar que os liderados se espelham em seus líderes para realizar suas funções. É por este motivo que o feedback é necessário.

Se os liderados estão entregando bons resultados, é sinal que o caminho traçado pelo líder está bem administrado. Caso contrário, se os resultados não estão bons e os liderados estiverem se sentindo um pouco perdidos, abra espaço para eles falarem!

O importante é falar e saber ouvir também. Assim, a comunicação ficará mais fácil com uma cultura de feedback, que se for bem administrada, trará bons benefícios para a organização. O resultado vem acompanhado de um aumento no engajamento, na produtividade e na perfomance dos líderes e de seus liderados!

 

Ciclo do Programa de Reconhecimento

Uma boa prática de reconhecimento em organizações pode fortalecer, cada vez mais, a relação entre líder e liderado. Mas isso só acontece se o feedback for realizado de forma adequada. Para isso, o líder pode sempre apresentar sugestões para o desenvolvimento de seus liderados. Mas é importante, também, o líder ouvir sugestões para o autodesenvolvimento. Os feedbacks de sua equipe geram motivação para a liderança. E se o líder está motivado, a equipe também fica! Além de criar uma relação mais tranquila e aberta entre os colaboradores que acaba gerando bons resultados.

 

Como reconhecer os líderes

Aplicar a cultura de reconhecimento para executivos pode parecer complicado à primeira vista. Isso se dá pela suposta necessidade da presença de profissionais com o cargo ainda mais elevado, como o próprio CEO, no dia a dia da empresa – o que nem sempre é possível.

Mas não se preocupe! Agora mostraremos que existem maneiras bem simples de se oferecer feedback aos superiores e melhorar o ambiente de trabalho.

  1. Comunicação de baixo para cima

Dar o feedback é muito importante, assim como ouvi-lo também! Esteja aberto para ouvir feedbacks sobre a cultura interna de sua empresa. Ao promover uma campanha de reconhecimento onde os colaboradores também avaliam e elogiam seus supervisores, você pode deixar os dois lados mais confortáveis e motivados para o trabalho. 

Essa fase é essencial para saber se seus colaboradores estão contentes e engajados no local de trabalho.

 

  1. Reconhecimento de pares

O Peer Recognition (reconhecimento de pares) é uma prática não tão recente no mundo dos negócios, que estimula a troca de reconhecimentos entre os semelhantes de uma organização. Ele é totalmente democrático, pois permite que todos forneçam e recebam feedbacks em tempo real, e estimula o reconhecimento de pequenas ações que constroem a cultura da empresa no dia-a-dia.

Visando essa troca de reconhecimento entre os colaboradores, a Points Rocket criou uma plataforma de reconhecimento organizacional.

Através de um sistema de pontos, todos os colaboradores – do estagiário ao CEO – recebem semanalmente uma quantia em moedas, como se fosse uma “mesada” virtual, para elogiar e reconhecer as boas ações de seus colegas de trabalho!

Esses pontos, uma vez acumulados, podem ser trocados por prêmios, como doação para projetos sociais, ingressos para o cinema (com pipoca!), créditos para o Uber e Netflix, e até mesmo cursos de desenvolvimento profissional.

Quer saber mais sobre nossa plataforma? 

FAÇA UM TESTE GRÁTIS DA NOSSA PLATAFORMA