7 Maneiras incríveis de aumentar a moral dos colaboradores!

A autoestima e o engajamento possuem grande influência no desempenho de uma organização, como já falamos algumas vezes aqui no blog da Points Rocket.

Da mesma maneira que uma moral alta pode aumentar a produtividade e destacar o negócio em seu meio de atuação, a baixa moral de pessoal pode minar um empreendimento e acabar com os sonhos de prosperidade.

Se você acha que seu time está desanimado com a rotina, sem vontade de bater metas e se superar profissionalmente, preste bem atenção neste texto!

Aqui nós vamos mostrar 7 incríveis maneiras de aumentar a moral dos colaboradores e recuperar o bom desempenho da sua equipe. Confira!

O que causa a moral baixa?

Antes de saber como recuperar o ânimo de seus funcionários, é importante compreender o que pode estar os deixando desanimados. Existem dois principais motivos que costumam quebrar o humor de qualquer profissional:

  1.    Falta de crescimento na organização: se seu negócio não apresenta expectativas de crescimento, tanto da própria empresa quanto para o profissional, o colaborador tende a ficar entediado e a pensar em deixar o estabelecimento.
  2.    Falta de transparência: a comunicação entre diretores e seus subordinados é fundamental para o rendimento de qualquer negócio. Quando as metas não são esclarecidas, ou quando seu pessoal não sabe exatamente como agir no dia a dia, a moral e o ânimo tendem a diminuir.

Como aumentar a moral dos colaboradores!

Comunicação clara

Como falamos logo acima, a transparência dentro da organização é muito importante. Se os colaboradores se sentirem “deixados de lado”, desinformados quanto à realidade do negócio, eles poderão ficar desanimados. Trabalhe esse aspecto para aumentar a moral de seus funcionários!

Reconhecimento

Quando o humor está baixo, é preciso focar nos pontos positivos da rotina do trabalho. Saiba reconhecer suas estrelas e aqueles funcionários que trazem os melhores resultados. Valorize sua equipe e veja o ânimo aumentar com o tempo.

 

Treinamentos

Outra forma de se valorizar o seu pessoal é aprimorando suas capacidades técnicas e as habilidades necessárias para o trabalho. Através de cursos e treinamentos de capacitação, você estará melhorando o desempenho de sua equipe e aumentando a moral dos colaboradores.

 

Metas reais

Às vezes, mesmo sem saber, os diretores podem estar empurrando sua organização ladeira abaixo. Com o estabelecimento de metas difíceis de serem alcançadas, os funcionários se sentem desmotivados e acreditam que seu trabalho é irrelevante. Estipule objetivos reais, que podem ser atingidos, e veja a autoestima geral crescer.

 

Planos de carreira

Ninguém gosta de seguir em algo onde não há futuro, e com os colaboradores não poderia ser diferente. Deixe bem claro, a partir do momento de contratação, qual o plano de carreira que seus funcionários podem seguir e o que precisam fazer para alcançar os objetivos na empresa. Dessa forma, você garante uma motivação a mais para sua equipe.

Feedback

Outra maneira de aumentar a moral dos colaboradores é oferecendo feedback com certa frequência. Ainda na esfera da transparência, que falamos no início da lista, é importantíssimo que você situe seus funcionários quanto às atividades que eles exercem no dia a dia da organização.

 

Atividades em equipe

A última dica que temos para que você levante o ânimo de sua equipe é estimular atividades em grupo. Dessa forma, os colaboradores têm uma chance de interagir entre si e se conhecerem melhor, aumentando o entrosamento do pessoal.

Como você pôde ver, existem diferentes formas de se aumentar a moral dos colaboradores!

A Points tem uma solução e pode te ajudar! Agende uma consultoria gratuita com a gente!