6 Dicas infalíveis para um novo programa de vendas no seu negócio!

Implementar uma nova tecnologia no dia a dia da empresa nem sempre será uma tarefa muito simples. Apesar do novo método – seja ele qual for – possivelmente melhorar a rotina de todos os colaboradores, pode ser complicado transformar uma prática já instaurada na companhia.

Se você é diretor ou gerente de uma organização, e se identificou com o parágrafo anterior, sabe bem o estresse que pode ser esse procedimento. Pensando nisso, escrevemos este artigo com 6 dicas infalíveis para um novo programa de vendas no seu negócio. Confira!

  1. As referências vêm de cima

O primeiro passo para se conseguir aplicar uma nova tecnologia no sistema de vendas de sua organização é preparar o terreno através de um executivo de alto escalão.

Seja ele vice-presidente de marketing, diretor de vendas ou até mesmo o CEO do negócio, é preciso que alguém de cargo elevado deixe claro os benefícios do novo programa e suas expectativas.

Com esse tipo de informação vinda dos superiores, os colaboradores de venda vão compreender a importância e a necessidade da nova tecnologia, em vez de acreditar que ela é apenas uma escolha opcional.

  1. Cases de sucesso

Apresentar um case de sucesso que comprove os benefícios vindos da aplicação do novo programa na rotina da empresa irá facilitar seu estabelecimento. Mostre o que está em jogo não só para a organização como um todo, mas para cada colaborador em si.

Aponte os aspectos positivos, como aumento na remuneração ou uma redução na carga de trabalho, por exemplo. Conhecendo dados reais e compreendendo o potencial do programa, sua equipe terá maior facilidade de utilizá-lo.

  1. Ofereça treinamento para a equipe

Você não pode esperar que seu time saiba logo de cara como lidar com a nova tecnologia. Após tanto tempo acostumados e utilizando um outro programa, eles precisarão de uma capacitação para se adaptarem ao novo programa de vendas.

Dessa forma, cabe à gestão e aos responsáveis pelo pessoal oferecerem treinamentos customizados para cada equipe que for lidar com a nova plataforma.

Preocupe-se com a experiência e conhecimento de cada colaborador, assim como de que maneira eles preferem realizar o treinamento: pessoalmente, online, no ambiente do trabalho ou de casa, por exemplo.

  1. Tenha paciência!

A falta de paciência e excesso de expectativa por resultados imediatos muitas vezes acaba minando um novo programa de vendas. Como já falamos ao longo deste artigo, é preciso ter calma e compreender que seus colaboradores estarão se adaptando a uma novidade.

Crie um projeto com um prazo adequado e factível, de acordo com as necessidades da companhia, mas não se esqueça de dar um período para sua equipe compreender como funciona o novo programa e aprender a tirar o melhor dele.

  1. Valorize o desenvolvimento do novo sistema

Durante o período de adaptação ao novo programa, destaque atitudes benéficas de sua equipe relacionadas ao programa de vendas. Mostre os pontos positivos que já estão surgindo e como os outros colaboradores podem agir para não só alcançá-los, como também superá-los.

  1. Acompanhe sua equipe de perto

Outro erro muito comum por parte dos diretores de venda é não acompanhar o dia a dia da equipe e não saber como anda sua adaptação a um novo programa. É preciso que a observação seja diária e que o gestor se faça presente, corrigindo erros e auxiliando seus subordinados.

Se você  quer saber ainda mais sobre como aplicar um método de vendas eficiente na sua empresa, não deixe de conferir outros textos em nosso blog.