10 Perguntas que vão aumentar o engajamento dos seus colaboradores!

Para começar 2018 com o pé direito é fundamental repensar o relacionamento entre funcionário-empresa. Neste nosso primeiro artigo de 2018, mostraremos 10 perguntas, para você aplicar agora, que vão aumentar o engajamento dos colaboradores!
Com simples questionamentos você será capaz de entender melhor o que se passa na cabeça de sua equipe e que atitudes tomar para que o ambiente de trabalho fique mais favorável para todos. Confira!

1. “O que você fez de divertido no fim de semana?”

A rotina de um escritório pode ser bastante cansativa, então os colaboradores tendem a valorizar cada vez mais seu tempo livre fora da organização.
Com essa pergunta, você mostra preocupação com o descanso e bem-estar dos seus funcionários, ao mesmo tempo em que aprimora sua relação pessoal e o engajamento com eles.

 

2. “Qual sua parte favorita aqui na empresa?”

Graças a esse questionamento fica muito mais fácil descobrir como melhorar a rotina de cada um de seus colaboradores, além de identificar aqueles que não estão gostando de uma ou outra atividade na empresa.
Pergunte, escute e descubra como alocar de maneira mais produtiva – e satisfatória – o tempo da sua equipe.

 

3. “Alguma coisa te incomoda dentro da organização?”

Essa pergunta é de extrema importância para evitar a saída de funcionários da sua equipe – o temido turnover. Corte alguns costumes que podem estar incomodando seus colaboradores e evite que eles pensem em mudar para a concorrência.

 

4. “Alguém na companhia fez algo que te deixou muito contente?”

Aqui na Points já falamos diversas vezes sobre recompensas e formas de se aumentar o engajamento dos funcionários. Em outros de nossos artigos, por exemplo, explicamos a importância de se valorizar gratificações não-monetárias, como elogios e nomeações.
Estimule a troca de cumprimentos entre os funcionários e veja o ânimo geral melhorar.

 

5. “Você foi elogiado recentemente pelo esforço no seu trabalho?”

Com essa pergunta você pode desvendar duas coisas. A primeira é se seu programa de feedback para os funcionários está funcionando corretamente, e se eles estão de fato sendo reconhecidos pelo trabalho duro.
A segunda é como anda o relacionamento entre os membros da equipe. Se um colaborador elogia o outro espontaneamente é um sinal de que as coisas andam bem.

 

6. “O que te deixa mais feliz aqui na empresa?”

Assim como na pergunta de número 2, aqui a ideia é valorizar as coisas que movem sua equipe. Descubra e incentive atividades ou práticas que deixam seu pessoal mais contente e que tornam o dia a dia mais satisfatório. O engajamento e a produtividade do negócio agradecem.

 

7. “Alguma ideia para uma atividade em grupo?”

Voltando ao quesito de relaxamento dos colaboradores, essa pergunta, além de mostrar preocupação com o assunto, também valoriza as opções de cada funcionário. Quem sabe você não acaba criando uma nova forma de lazer para a equipe partindo de uma das respostas?

 

8. “De que maneira você poderia melhorar nossa empresa?”

Essa pergunta pode parecer complexa, mas tente estimular respostas mais simples. Através de pequenas atitudes, a rotina da organização pode ficar mais fluida e a produtividade de todos acabar aumentando. Escute o que seus funcionários têm a dizer, pois eles podem saber aquele impulso que faltava para o sucesso do negócio.

 

9. “Quem você acha que foi o melhor funcionário da semana?”

Mais uma vez, estimular a troca de elogios entre a própria equipe é uma excelente maneira de se aumentar o engajamento e o rendimento de seu pessoal.

 

10. “Há algo pelo que você agradeça esta semana?”

De acordo com uma pesquisa da Universidade de Harvad, a gratidão é de suma importância para o humor, engajamento e a produtividade de qualquer pessoa. Descubra o que motiva seus colaboradores e reforce esses pensamentos positivos.
Para mais informações sobre o engajamento dos colaboradores e formas de se aumentar a produtividade do negócio, entre em contato conosco e saiba mais sobre nossa plataforma!