4 Excelentes maneiras de fortalecer o relacionamento dos colaboradores!

Uma das maiores preocupações que podem passar pela cabeça de um gestor de qualquer negócio é como gerir os recursos humanos e ter sinergia entre seu pessoal.

A necessidade de criar – e implementar – uma ideologia que guie a atuação de seus colaboradores se faz presente independentemente do ramo de atuação da organização.
Para ajudar os diretores que estão precisando de uma mãozinha com esse assunto, nós da Points Rocket desenvolvemos este artigo com 4 excelentes maneiras de fortalecer o relacionamento dos colaboradores em uma empresa e deixar o dia a dia do trabalho mais produtivo para todos. Olha só!

1. Deixe o trabalho um pouco de lado e divirta-se!

Para muitos colaboradores, o local de trabalho pode ser o ambiente onde eles passam mais tempo durante o seu dia a dia. Dessa forma, é extremamente importante não só para a saúde do negócio, como para o bem-estar de todos os funcionários que eles possuam boas relações entre si.
Com isso em mente, invista em programações semanais que aliviem um pouco o estresse do escritório e estimule a aproximação entre seu pessoal. Conversas em grupo, saídas para o happy hour ou até mesmo encontros para jantar irão aproximar os colaboradores.

2. Estimule a comunicação na medida certa.

Quando se pensa em comunicação dentro de um negócio, muitos diretores acreditam que o único problema relacionado a ela é a sua falta. Mal imaginam, porém, que a troca de informações em excesso pode se tornar distrativa e acabar com o foco da equipe.
Trabalhe de forma que seus colaboradores possuam empatia entre si e se ajudem com as tarefas diárias, mas tome cuidado. Uma enxurrada de mensagens por e-mail, por exemplo, pode tornar a rotina confusa e cansativa. Envie apenas o necessário!

3. Não se esqueça dos encontros pessoais!

Que a tecnologia facilita e agiliza os relacionamentos interpessoais, isso não se pode negar. Mas não se engane: ela não é a melhor forma de criar um laço entre seus funcionários! Nada substitui a boa e velha conversa face a face quando se quer fortalecer o relacionamento dos colaboradores.
Promova encontros para aproximar toda a sua equipe pelo menos uma vez ao ano, e semanalmente para times específicos. A colaboração pessoal supera qualquer vídeo-chamada online! Com essas reuniões, os níveis de confiança, eficiência e a facilidade para cumprir os objetivos ficarão bem maiores!

4. Saiba como ser um bom líder!

Qualquer funcionário que entra em uma organização sonha em evoluir profissionalmente e em alcançar altos cargos de gestão. Isso só ocorre, porém, se eles possuírem bons exemplos em quem se espelhar.
Um diretor precisa saber se comunicar com sua equipe se deseja fortalecer o relacionamento dos colaboradores. Ele precisa agir de acordo com a cultura de sua empresa e deixar bem clara a visão do negócio para todos que fazem parte da companhia.


Diga e ouça o que sua equipe tem a dizer sobre objetivos como:
· Onde estaremos daqui a 1 ou 5 anos?
· Pelo que lutamos no nosso dia a dia? Qual a nossa missão?
· O que esperamos alcançar como profissionais e como organização?

Conclusão

Aqui neste nosso mais novo artigo sobre gestão de negócios nós abordamos 4 excelentes maneiras de fortalecer o relacionamento dos colaboradores e melhorar o ambiente de trabalho para todos.
Vimos que a comunicação é de extrema importância, principalmente quando feita pessoalmente, mas que em excesso pode levar o negócio ao caminho contrário do esperado.
Aprendemos também que encontros da equipe para relaxar auxiliam na aproximação e na construção de boas relações, além de aliviar o estresse e deixar os colaboradores renovados!
Se quiser saber mais sobre engajamento de colaboradores, entre em contato conosco!