10 Desafios de gestão de negócio que todo diretor precisa conhecer!

Alcançar o cargo de diretor em uma empresa nem sempre quer dizer apenas coisas boas! Com ele surgem vários e complicados desafios de gestão, que você irá conhecer agora!

 

Não conseguir definir objetivos.

Um dos desafios de gestão mais comuns é saber coordenar os seus colaboradores. Essa tarefa, porém, se torna difícil de ser realizada quando não há metas bem estipuladas. A falta de clareza no trabalho pode causar confusão entre as equipes e ocasionar uma queda de produção, então defina objetivos que sejam alinhados com cada grupo dentro de sua organização.

 

Falta de controle do tempo.

Além de saber gerir o seu próprio tempo, um bom gestor precisa organizar a rotina de sua equipe de colaboradores. Essa tarefa é de extrema importância para o bom funcionamento de todo o negócio, e apenas com prática e com o tempo você saberá como organizar o calendário de todos da maneira mais eficiente.

 

Comunicação falha.

Em outro artigo aqui na Points, falamos sobre a importância de se manter uma COMUNICAÇÃO EFICIENTE dentro da organização, que esteja dentro dos limites do bom rendimento (nem de menos, e nem de mais). O principal recado que temos para este desafio de gestão é: procure sempre alcançar a clareza dentro de seus comunicados.

 

Relacionamento com os subordinados.

Imagine o seguinte cenário: um grupo de colegas realiza certa função dentro da empresa. De repente, um desses funcionários é promovido a chefe dessa mesma equipe. Agora, como se relacionar corretamente com quem anteriormente possuía o mesmo cargo que você? É extremamente importante que você saiba separar a vida pessoal e a profissional, para que nenhuma delas seja prejudicada.

Excesso de pressão.

A posição de diretor é um cargo de alto escalão dentro de um negócio. Sendo assim, com grandes expectativas, a pressão sobre o profissional pode se tornar um grande desafio de gestão. Mantenha a calma! Crie objetivos reais e dê tempo ao tempo. Se você foi escolhido para o cargo, os superiores conhecem seu potencial e confiam no seu trabalho, então não há porque se desesperar.

 

Hora de contratar…

A hora de convocar novos funcionários para o negócio pode ser um dos momentos mais complicados na vida de um diretor. Afinal, se o escolhido não for bom, ele poderá decepcionar seus superiores e ter problemas dentro da organização. Mas não se preocupe! Através de entrevistas comportamentais e testes situacionais, a tarefa de contratação pode acabar ficando simples e prazerosa.

 

…e de demitir.

Definir a demissão de um dos colaboradores da equipe é um dos maiores desafios de gestão. Infelizmente, alguns membros podem não estar em sintonia com o ambiente e acabarem prejudicando o desenvolvimento dos outros. Para saber quem são esses funcionários, promova encontros regulares com sua equipe e pergunte o que acham do desempenho de outros colegas.

Resolvendo os problemas da equipe.

Uma vez que o colaborador chega ao cargo de diretor, ele se torna “multitarefa”. Isso se dá pois muitos de seus subordinados irão solicitar ajuda a ele quando um problema aparecer. Resolva as preocupações de sua equipe o quanto antes, para evitar que se tornem enormes bolas de neve.

Aumentando a produtividade do pessoal.

A chave para o sucesso de qualquer negócio é o alto rendimento da equipe. E, obviamente, é tarefa do gestor garantir que essa produção esteja em seu máximo possível. Seu desafio de gestão aqui é criar um ambiente de trabalho que seja bom para todos!

 

Não pedir ajuda.

Muitos gestores pensam que, uma vez sendo promovidos ao cargo, eles estão sozinhos e precisam resolver todos os problemas por conta própria. Mas não é assim! Se precisar, peça ajuda a seus superiores, pergunte, tire dúvidas com o pessoal de RH e veja as melhorias aparecerem!

 

Gostou da nossa lista e quer saber mais sobre produtividade e gestão de negócios? Entre em contato conosco!