Os 5 melhores Ted Talks para trabalhar o engajamento de colaboradores!

As conferências TED Talk têm se tornado um conteúdo de grande relevância para empreendedores de todo o planeta. Do inglês Tecnologia, Entretenimento e Planejamento, as palestras criadas pelo grupo Sapling trazem grandes nomes de diferentes áreas de atuação, como educação, negócios, ciência, tecnologia e criatividade.

As conferências são divulgadas na Internet, de maneira gratuita, em vídeos com até 20 minutos e têm como foco a disseminação de ideias e experiências de profissionais como Bill Gates, o fundador da Microsoft, e o ex-presidente dos Estados Unidos, Bill Clinton, por exemplo.

Para gerentes de negócios, as palestras do TED podem trazer alguns benefícios. Em relação a ideias, os diretores podem obter uma nova visão sobre determinado assunto e começar a guiar sua empresa rumo ao sucesso.

O foco deste artigo, porém, é o compromisso dos funcionários. Aqui vamos mostrar os 5 melhores TED Talks para trabalhar o engajamento de colaboradores. Confira a lista a seguir!

 

  1. Pare de dar bicadas no trabalho

Margaret Heffernan já foi CEO de cinco empresas diferentes e é autora do artigo “Cegueira Voluntária”, onde explica as razões de ignorarmos problemas evidentes em nossa rotina.

Em seu TED Talk, ela compara uma equipe de trabalho com um grupo de galinhas super produtivas que acabaram se bicando até a morte. O argumento é que não importa quão eficiente você seja, não conseguirá sucesso oprimindo os outros.

Margaret também deixa clara a importância da comunicação social para o engajamento dos colaboradores dentro de uma empresa, e enfatiza que “Companhias não tem ideias, mas sim as pessoas dentro dela”.

 

  1. O enigma da motivação

Em sua conferência, o analista de carreiras Dan Pink analisa a falha de formas de incentivo tradicionais, como recompensas financeiras. Apresentando uma série de fortes evidências, ele explica que esse método de gratificação pode seguir o caminho contrário do esperado e acabar reduzindo a performance da equipe.

Continuando, Dan afirma ainda que os colaboradores são motivados por “autonomia, maestria e propósito”, e que esses fatores são a base de uma cultura de trabalho saudável.

 

  1. O feliz segredo para um trabalho melhor

Com um viés mais científico – porém abordado com bastante humor -, o psicólogo Shawn Achor apresenta um TED Talk onde explica a necessidade de se estar feliz para conseguir trabalhar bem.

Em sua palestra, Shawn mostra que 75% do sucesso é alcançado por bons níveis de otimismo, suporte dos colegas e controle do estresse. Dessa forma, criando um ambiente de trabalho tranquilo, diretores estarão cuidando não só da saúde de seus funcionários como da do próprio negócio.

 

  1. O que nos faz gostar do trabalho?

O economista comportamental Dan Ariely foi o convidado desta conferência, onde trata da importância de se reconhecer o esforço para alcançar o engajamento dos colaboradores. Nesta palestra, através de um experimento com diferentes grupos de trabalho, Dan demonstra que as pessoas são motivadas por um propósito.

Isso pode ser um problema, porém, em grandes empresas, onde os funcionários acabam se sentindo alienados caso não haja um incentivo e uma valorização do trabalho feito.

 

  1. Lembre-se de dizer obrigado!

“Obrigado”. Uma simples palavra, mas que pode fazer toda a diferença. Em sua TED Talk, a consultora Laura Trice reforça a importância de se elogiar os outros e as boas mudanças que um mero agradecimento pode trazer para a rotina do trabalho.

Não sabe como valorizar um colega de trabalho e dizer que ele fez uma tarefa com louvor? Comece com um “obrigado” e veja as coisas melhorarem.

 

Para mais conteúdo sobre gestão de negócios e engajamento de colaboradores, confira o nosso blog clicando aqui!